sábado, 19 de março de 2011

Versos e poema...

      Cancela 
      Nitheroy Ribeiro
      gentileza do tal de Beto Coelho!

      Quantas recordações
      tu me trazes a lembrança,
      das vezes que em tí montado
      em meus brinquedos de criança
      na tua cruz galopei!

      Até foste minha viola
      nas noites enluaradas,
      quando eu cantarolava
      as toadas e canções
      que eu aprendia arrinconado

      No aconchego dos galpões,
      recitando de mistura
      com brigas de cachorrada,
      quadrinhas de chimarrita
      e o desfio da peonada.

      Foste meu pingo faceiro
      onde eu firme reboleava
      um laço feito de piola
      Nas tardes ensolaradas.

      E, se algum touro escapava,
      da mangueira, campo fora,
      quanta vez eu o encustelava
      te cutucando as esporas
      gritando feito uma gralha
      e te surrando cruzado,
      pendendo na disparada
      meu velho chapéu de palha!

      Foi no tempo de pandilha
      repontado pelo vento
      para a invernada do fundo
      da estância do pensamento.

      E que hoje envelhecido,
      na presilha te amarrou
      com laço feito de tentos
      das saudades que lonquiou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário